Resumo
Os recursos digitais acessíveis e em diferentes formatos disponibilizados por meio dos sistemas de gestão de aprendizagem, podem propiciar uma experiência de aprendizagem mais inclusiva, de qualidade e equitativa, em que de facto, o direito à educação seja respeitado. Considerando que nem todas as necessidades ou preferências de acessibilidade são facilmente identificáveis ou declaradas pelos alunos e que nem sempre quando identificadas estão disponíveis ou são de conhecimento do professor, a adoção de boas práticas de acessibilidade na oferta de recursos digitais pode minimizar a incompatibilidade entre as necessidades ou preferências e a experiência de aprendizagem oferecida. Embora o MOODLE tenha recebido a certificação de conformidade com as diretrizes de acessibilidade de conteúdo Web nível AA, é possível afirmar com base nos resultados dos testes de validação automática e manual, realizadas em duas unidades curriculares de uma instituição de ensino superior europeia, que a forma como os administradores e professores criam os cursos, recursos e atividades, impacta diretamente na acessibilidade. Tendo em vista os problemas encontrados, foi possível identificar os plugins, as principais funcionalidades e as configurações do MOODLE que podem garantir ou proporcionar a acessibilidade dos recursos digitais. Como principal produto desta pesquisa, espera-se que a utilização das práticas recomendadas para a oferta de recursos digitais acessíveis no MOODLE, sejam de mais-valia para o desenvolvimento das competências digitais dos professores que utilizam a plataforma e para a promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Palavras-Chave: Educação para todos, Acessibilidade Web, Recursos digitais acessíveis, Sistemas de gestão de aprendizagem, MOODLE.
Orientação: Professor Doutor João Manuel Nunes Piedade e pelo Professor Doutor Nuno Miguel Taborda Cid Dorotea
Ano: 2022
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Link para a dissertação: http://hdl.handle.net/10451/57201
Resumo
A Transformação Digital é uma tendência recente que preconiza uma mudança estrutural nas organizações, dando um papel essencial para a tecnologia da informação e fazendo com que os requisitos que envolvem a infraestrutura dos Data Centers tenham uma maior relevância, já que todas as aplicações utilizadas pelos serviços online dependem desta infraestrutura. Um Data Center pode ser definido como sendo um edifício, ou parte de um edifício, cuja função primária é a de abrigar uma sala de servidores e suas áreas de suporte. Já um Data Center Verde, deve além de priorizar a máxima eficiência energética, ser composto em sua plenitude por uma infraestrutura de tecnologia e de engenharia ambientalmente sustentáveis. Também se faz necessário a identificação dos requisitos que maximizam os impactos ambientais positivos e os que minimizam os possíveis impactos ambientais negativos trazidos com a sua operação. Esta pesquisa efetuou um levantamento junto a especialistas com o objetivo de verificar a aplicabilidade de requisitos de engenharia ambientalmente sustentáveis relacionados aos sistemas de Cabeamento estruturado, Climatização, Energia renovável, Grupos geradores, Iluminação, Segurança contra incêndio, Uninterruptable Power Supply (UPS) e baterias. Após a análise dos resultados obtidos com a devolutiva dos questionários, chegou-se à uma lista de requisitos de engenharia que poderão contribuir para o alinhamento da infraestrutura do Data Center aos princípios da TI Verde.
Orientação: LARIEIRA, Cláudio Luís Carvalho
Ano: 2018
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Link para a dissertação: https://sapiens.ipt.br/Teses/2018_EC_Fernando_Barreira.pdf
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